O controlo da natalidade em animais de companhia é uma preocupação para todos os donos e para a comunidade, uma vez que o nascimento de cães e gatos não desejados aumenta o número de animais abandonados e maltratados.
E então, se eu não quiser que a minha gata ou a minha cadela engravidem?
Sem dúvida que o método mais natural é afastar outros animais durante o período do cio das fêmeas (cadelas 21 dias / gatas 14 dias). Este método não apresenta riscos para o animal nem custos para o dono. No entanto, pode ser complexo identificar o dito período corretamente, difícil controlar as fugas inesperadas e mesmo tolerar as alterações de comportamento do animal que podem ir desde a falta de apetite, latidos/miados, agitação, etc.
É importante lembrar que no início apenas o macho se interessa pela fêmea e geralmente ela não permite a cobertura, mas no período fértil ela torna-se recetiva e aceita o macho.
Por curiosidade referimos que as gatas, tal como as cadelas, não entram em menopausa, como acontece nas mulheres, o que acontece é que nas fêmeas mais idosas, os cios podem ser menos frequentes, a sua fertilidade diminui, têm ninhadas mais pequenas, e além disso, as complicações durante o parto são mais comuns.
Outro método utilizado é a esterilização, sendo cirúrgico, este método acarreta todos os riscos inerentes da intervenção e anestesia (num animal saudável estes riscos são mínimos).
Normalmente, a esterilização tem um efeito bastante positivo no comportamento dos animais, deixando-os mais calmos. A esterilização contribui para diminuir os comportamentos sexualmente dimorfos (os comportamentos típicos que distinguem o macho da fêmea numa determinada espécie, como a marcação com urina, por exemplo). Não há como consequência nenhuma alteração significativa na personalidade do animal e os cães esterilizados têm o mesmo instinto de guarda e proteção que os não esterilizados.
Na cadela, além de evitar a gravidez indesejada a castração reduz o risco de aparecimento do tumor de mama em animais predispostos, evita alterações de comportamento (ex: gravidez psicológica, agressividade), desconforto pelo sangramento dos animais que ficam dentro de casa, etc.
Falaremos por último dos medicamentos contracetivos, sendo que estes, disponíveis na farmácia, devem ser prescritos e indicados pelo médico veterinário. Este método tem um custo mais reduzido, é reversível e a qualquer momento a cadela ou gata pode retomar a atividade reprodutiva.
As substâncias utilizadas para inibir o cio, tanto em cadelas como em gatas, são os progestagéneos. Estes são compostos hormonais que inibem o aparecimento do cio. Não devem ser utilizados durante mais de dois anos, uma vez que aumenta a incidência do aparecimento dos seus efeitos secundários. Podem ser administrados em comprimidos ou sob a forma de injeção. As desvantagens deste método relacionam-se com o risco de infeções uterinas (piometra), tumores mamários, predisposição ao Diabettes melittus, etc.
› Suplementos Alimentares - Rosto
Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal
Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt
Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080