topo

facebook

a crónica da maria dos remédios

17-12-2014

Natal é uma época de alegria, família, amor...



A nódoa negra...

Natal é uma época de alegria, família, amor...
O Natal é um dia aguardado com muita ansiedade e expetativa, não pelas prendas, mas por toda a magia que este dia carrega. Mas, infelizmente, nem sempre é assim.
Viver o Natal pode ser penoso e até, diria, angustiante. Em especial quando toda a alegria nos foi roubada e, no nosso coração, não resta nada a não ser aquela nódoa negra que todos diziam que o tempo apagava mas não deixa de crescer e de tomar conta de todos os nossos sentimentos e de qualquer réstia de alegria que possa existir. Falo da morte de alguém que era nosso herói, que enchia o nosso coração de uma luz branca de paz, de segurança e de amor só de o ver sorrir...

É muito difícil aceitar a morte de alguém que amamos. Há muitas perguntas que fazemos e a que ninguém nos consegue dar uma resposta satisfatória. A raiva mistura-se com a dor, com a inconformidade e com a insuportável saudade que não para de crescer.

A única coisa que nos dizem é que o tempo cura tudo... No meio da multidão há alguém que me diz: “Deus também precisa de pessoas boas ao lado dele para o ajudar”. Até fico comovida com a ideia mas logo a seguir penso: “ mas Deus não vê que ainda preciso muito dele? Onde está a justiça divina?”

Não há uma receita que funcione para todos mas a mensagem de Natal que vos quero deixar é uma mensagem de esperança, de que realmente a nódoa negra pode regredir e ser substituída pela paz, e por essa luz branca, que nos permite, novamente, desejar que chegue o Natal.

Anos depois da sua partida sinto, pela primeira vez, a esperança de viver um Natal feliz. O que aconteceu? Nada de especial, ou, tudo... Foi como se precisasse de haver algo que fizesse sentido para mim. O amor incondicional dos meus filhos, que estiveram sempre a apoiar-me sem muitas vezes o saberem, as palavras certas do meu irmão numa altura particularmente dolorosa e a chegada de uma nova vida à família, fizeram que algo de mágico acontecesse em mim.

Sinto uma saudade avassaladora mas, em vez de permitir que essa nódoa negra comande a minha vida, fique deprimida e chore horas a fio, já consigo recordar o seu sorriso, as suas palhaçadas e, principalmente, o amor que sentíamos um pelo outro. Não sei bem porquê, já que sou uma mulher da ciência, mas acredito que o meu pai está a meu lado a cada momento e que agora está em paz por ver que finalmente a sua filha está a encontrar o caminho da paz e do amor, afastando assim a nódoa negra que consumia todo o seu coração e o seu ser.

Não podemos esperar que a dor desapareça ou que algo de mágico aconteça mas temos que acreditar que é sempre possível voltar a sorrir sem qualquer sentimento de culpa. Temos que nos lembrar que há sempre na nossa vida algo ou alguém pelo qual vale a pena sorrir. Os filhos, um grande amor, o trabalho ou simplesmente um raio de sol ou ouvir os pássaros a chilrear. Mas a razão principal pela qual temos que continuar é o mesmo o “EU”.

Cada pessoa vive a dor da perda de forma diferente, assim como, recupera da perda de forma diferente. Com esta minha mensagem de Natal, espero trazer esperança a todos que têm uma nódoa negra no coração. Acredito que o amor sem fim que sentia pelo meu pai me deixou sem vontade de lutar. Mas foi o mesmo amor sem fim dos meus filhos e da minha família que me trouxeram de volta à vida.

Um bom Natal.
Maria dos Remédios

‹‹ voltar

newsletter

autorizo termos do registo autorizo termos do registo
Mapa do site | FAQ’S |
Compra e Entrega de Medicamentos | Como comprar | Como enviar | Como pagar | Confirmação e Cancelamentos | Devoluções | Política de privacidade | Termos e Condições

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros nº50 - 52
4730 - 752 Vila Verde
Portugal

Telefone:
253 353 020 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:
geral@farmaciafatimamarques.pt

Marques e Marques Healthcare, Lda.
NIF: 513341080

Direção Técnica: Drª Maria Fátima Barreira Marques
Farmácia Fátima Marques © copyright 2025 | Todos os direitos reservados | Livro de reclamações | handmade by brainhouse