Serviços
Doenças crónicas
Os programas de Cuidados Farmacêuticos provam o reconhecimento da intervenção farmacêutica a nível diferenciado. Cada vez mais ativo a nível de saúde individual e pública, o utente começa a gerir a sua situação clínica e já não pode ser encarado como um elemento passivo que aceita obedecer ao médico prescritor ou cumprir sem discussão as indicações farmacêuticas. A consciência desta capacidade de prevenir e de agir autonomamente depende dos conhecimentos que o utente possui e da informação prestada pelos profissionais de saúde. Estes serviços visam uma primeira consulta com o utente e consultas de acompanhamento. Habitualmente o registo de parâmetros e respetiva comunicação ao médico é feita face requisição do próprio ou do utente. |
|
|
|
Diabetes
Os farmacêuticos contactam diariamente com utentes diabéticos o que permite ter a noção de que uma grande parte dos utentes diabéticos não consegue controlar a patologia, sofrendo muitas vezes as consequências dessa falta de cuidados.
O objetivo deste controlo prende-se em manter os valores de glicemia e tensão arterial de acordo com os objetivos terapêuticos, promover a adesão e otimização da terapêutica, promover a auto vigilância pela utilização correta dos aparelhos de auto controlo de glicemia e tensão arterial. Deste modo o utente reduz a utilização dos cuidados de saúde não programados.
Hipertensão
A hipertensão é uma patologia que atinge uma grande parte dos utentes da farmácia Fátima Marques este programa tem como objetivos manter os valores de pressão arterial controlados, deste modo é necessário que o utente adira à terapêutica e contribua para otimização da mesma e muitas vezes, que modifique o seu estilo de vida. O utente deve ser incentivado a medir em casa a pressão arterial e para isso o farmacêutico deve ensinar a maneira correta de o fazer. Pretende-se, como em qualquer dos programas, a satisfação do utente em relação aos cuidados prestados.
Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica
Este programa visa contribuir para o controlo dos asmáticos e dos doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). O intuito do farmacêutico no seguimento deste programa é promover a adesão à terapêutica farmacológica fornecendo todo o tipo de informações ao utente que lhe permitam compreender o plano de tratamento, objetivos e efeitos esperados. Deste modo é possível otimizar a terapêutica e reduzir os erros na utilização de dispositivos de inalação e câmaras expansoras. É importante que o farmacêutico ajude o utente a controlar a evolução da sua própria doença, neste caso, pela utilização de um debitómetro, o utente deve ser alertado para o registo das medições e interpretação dos resultados. Este serviço diminui o número de recorrência às urgências e hospitais com crises agudas, melhorando a qualidade de vida do utente.