Aprendizagem e Concentração
Funções cognitivas como atenção/concentração influenciam de forma direta as atividades do dia-a-dia e o processo de aprendizagem. Um dos aspetos mais importantes deste dominío é a capacidade de focar a atenção numa determinada tarefa durante um período. É também a atenção/concentração que permite a dedicação a uma tarefa, conseguindo eliminar os estímulos irrelevantes como barulhos ou outro tipo de coisas que possam distrair.
No contexto escolar, as dificuldades de atenção podem parecer evidentes pela quantidade de estímulos a que as crianças estão sujeitas. Os distúrbios de atenção estão frequentemente relacionados com problemas de aprendizagem e assim com um mau aproveitamento escolar. É comum os professores dizerem aos pais que os filhos estão nas aulas mas parece que "estão com a cabeça na Lua" ou simplesmente que qualquer barulho os faz desviar do assunto da aula. Também se denota as dificuldades de atenção/concentração quando as crianças e ou adolescentes têm dficuldades em estudar ou na realização dos trabalhos de casa, arranjando qualquer motivo para irem adiando as tarefas. São capazes de ir várias vezes à casa de banho, deixar cair o lápis, ir comer, fazer desenhos. Também são visíveis dificuldades de atenção quando as crianças/adolescentes colocam o volume da televisão muito alto, sem que haja dificuldades auditivas associadas.
É possivel trabalhar as dificuldades de atenção/concentração através de um treino que deve ser realizado por um psicólogo e deve ser estruturado e adapatado à idade da pessoa
Beatriz Moura
(Psicóloga- Farmácia Fátima Marques)